O filme irresponsável da Volkswagen que promovia o Gol 1.0 mostrando crendices populares e que revoltou muita gente, pela cena que mostra um motorista usando o jato de água do para-brisa para expulsar um gato preto que está sobre o capô enquanto o locutor fala “não dá pra contar só com a sorte”, já não se vê mais pela TV e nem se encontra pela internet.
Na boa, como tal filme foi aprovado? Não é querendo dar uma de politicamente correto, mas é algo de uma irresponsabilidade tremenda, tendo em vista o fardo que estes animais carregam e sofrem pela ignorância das pessoas, algo inaceitável para um anunciante deste porte e que acaba de certo modo, tendo um papel de formador de opinião. É como mostrar uma criança fumando ou ser patrocinador de rodeio. Desta vez a VW pisou na bola e não marcou GOL.
Confira o parecer da marca:
Em nota, a companhia informou que o comercial de varejo denominado ‘Superstição’ não será mais veiculado a partir desta quarta-feira (dia 6 de fevereiro) em respeito e atendimento às manifestações. “Em nenhum momento, no comercial, a Volkswagen quis estimular/sugerir qualquer tipo de desrespeito aos animais. Pelo contrário. Os animais sempre serviram de inspiração para as nossas campanhas, por sua inteligência e exuberância, e geraram filmes marcantes como o do Cachorro-Peixe e da Ovelha-Nuvem (ambos para a SpaceFox), dos Tigres (CrossFox) do elefante Korama (Amarok), do ‘cachorro Pug falante’ (Jetta) e dos cães Labradores (Gol).”
*Já não é primeira vez que a marca desliza com animais. Lembrei do filme do Tiguan onde é possível observar um macaco visivelmente com as pernas amarradas (nos 15 segundos) =/ Veja abaixo:
