Ontem, momentos antes da entrega do troféu ao vencedor do Grand Prix da Bélgica de Fórmula 1 – o alemão Sebastian Vettel –, um banner automático movido por controle remoto se desenrolou diante do pódio. Mostrava o logo da Shell modificado (com chifre demoníaco e rosto de um urso polar triste) e continha a mensagem ‘Salvem o Ártico’ – veja imagem abaixo:
O banner, que foi instalado secretamente pelo Greenpeace há algumas semanas, causou constrangimento aos executivos da Shell presentes no evento. Logo depois, 2 escaladores conseguiram chegar ao telhado sobre o pódio e tentaram descer fazendo rapel – um deles era o brasileiro Ian Lima, voluntário da ONG, que foi detido pela polícia antes de cumprir seu objetivo. A outra, a suíça Julia Ritschard, conseguiu estender outro banner com a mensagem ‘Parabéns. Agora ajude-nos a salvar o Ártico’.
Ainda antes do início da prova, outros ativistas escalaram o telhado da principal arquibancada em frente à área VIP e colocaram um banner de 20 metros com a mensagem ‘Petróleo do Ártico? Nao Shell!’ – veja no vídeo acima. A Shell é a maior patrocinadora do GP de F1 da Bélgica e lidera a corrida pela exploraçao do petróleo no Ártico. Saiba mais sobre a campanha do Greenpeace para proteger esse ecossistema clicando aqui via Blue Bus.



